sábado, 18 de julho de 2020

DOCUMENTOS PARA MAÇONS

DOCUMENTOS PARA MAÇONS
José Maurício Guimarães
    Salve, estimados Irmãos: Aprendizes, Companheiros, Mestres, Grandes Oficiais e Livres pensadores!     De uns anos prá cá, a maçonaria que praticamos ficou muito ilustrada, muito sabida, excessivamente douta e rebuscada. Isso é bom, muito bom. Felizmente temos Irmãos que agora leem Elias Ashmole no original inglês do Século dezessete, decifram e debulham o manuscrito Halliwell, Regius Poem em inglês arcaico ou mesmo em latim, etc etc etc...
    MAS (tem sempre um “mas”), algumas vezes nos descuidamos do que está bem debaixo dos nossos narizes. Falo daqueles documentos necessários à vida maçônica, ao bom desempenho das Lojas e funcionamento equilibrado das Potências. Falo, com todas as letras, da CONSTITUIÇÃO MAÇÔNICA da Potência, dos REGULAMENTOS e dos MANUAIS.     
    Sem medo de errar, digo que 80% dos maçons sequer leram uma linha de qualquer desses três documentos fundamentais. Se estivessem escritos em aramaico ou sânscrito, talvez muitos se interessariam por seus conteúdos. Mas não é essa a realidade... A maior parte de nossos esforços e tropeços vêm do lamentável fato de os maçons não conhecerem o conteúdo de nossas disposições legais. Estamos retidos em casa aguardando, pacientemente, o isolamento social devido à Covid19 passar. Certamente muitos estão sentindo falta do convívio fraterno e não sabem o que fazerem naquelas duas horas semanais de sábias, lúcidas e filosóficas sessões maçônicas. Pois aqui vai uma dica (uma sugestão) para ocuparem seus dias e noites de isolamento: ESTUDEM A CONSTITUIÇÃO, os REGULAMENTOS e os MANUAIS. Estudem também o Regimento e/ou Estatuto de sua Loja (se houver).
    E como sugestão para AGORA, e mesmo para DEPOIS da Pandemia, criem as Lojas programas de estudo desses DOCUMENTOS, num modelo mais ou menos assim:
“1) Todo Aprendiz deveria apresentar uma Peça de Arquitetura sobre a CONSTITUIÇÃO; 2) Todo Companheiro deveria apresentar uma Peça de Arquitetura sobre os REGULAMENTOS; 3) Todos os Mestre (sim, MESTRES!!!) devem apresentar uma Peça de Arquitetura sobre o MANUAIS...”
... ou vice-versa, ou versa-vice: um programa qualquer que valorize o estudo e a discussão de como a Potência funciona e/ou deveria funcionar em relação às Lojas e a cada maçom. Esse programa de estudos pode começar agora, mesmo sem reuniões presenciais – os trabalhos ou exposições dessas teses poderiam ser divulgados nos e-mails das Lojas ou em reuniões virtuais.
Fica dado o recado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

x

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ALEGORIA INICIÁTICA

    ALEGORIA INICIÁTICA José Maurício Guimarães Os artistas representam essas alegorias sem muito rigor com o que acontece nas cerimônias do...